Buda-Gautama

13 coisas para pensar quando a vida estiver difícil

Sidarta Gautama, o Buda nos deixou um legado de grande sabedoria. Entre tantas pérolas, separo 13 conselhos deixados para aqueles que vivem momentos difíceis. Existe, segundo Buda, uma forma de viver esses momentos de uma maneira mais tranquila e o segredo tem a ver com atitude:

1) AS COISAS SÃO O QUE SÃO

A nossa resistência às coisas é a principal causa do nosso sofrimento. Este acontece quando resistimos às coisas como elas são. Se não se pode fazer nada, relaxe. Não lute contra a correnteza, aceite ou então se consuma em seu sofrimento.

2) SE VOCÊ ACHA QUE TEM UM PROBLEMA, VOCÊ TEM UM PROBLEMA

Repare que tudo é olhado através de uma perspectiva. Em um determinado momento as coisas parecem difíceis, no outro não. Sabendo disso, caso tenha uma dificuldade escolha entendê-la como um desafio, uma oportunidade de aprendizado. Se enxergá-la como um problema, essa dificuldade será certamente um problema.

3) A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ MESMO

Seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior. Temos o hábito de achar que tudo ficará bem quando as circunstância mudarem. A grande verdade, no entanto, é que as circunstâncias só mudarão quando essa mudança ocorrer em nosso interior.

4) NÃO EXISTE APRENDIZADO MAIOR DO QUE FALHAR

O fracasso não existe!!! Entenda isso de uma vez por todas. Todas as pessoas de sucesso já falharam diversas vezes. Aproveite suas falhas como um grande aprendizado. Se fizer isso, na próxima vez estará mais perto do sucesso. A falha é sempre uma lição de aprendizado.

5) SE ALGO NÃO ACONTECE COMO O PLANEJADO, SIGNIFICA QUE O MELHOR ACONTECEU

Tudo acontece de forma perfeita, até quando dá errado. Muitas vezes, quando olhamos para trás, percebemos que aquilo que consideramos errado, na verdade foi o melhor que podia ter acontecido. No entanto, quando dá certo, certamente estamos alinhados com nosso propósito de vida. O universo sempre trabalha a nosso favor.

6) APRECIE O PRESENTE

Nós só temos o momento presente! Portanto não o deixe passar perdendo tempo com o passado. Valorize seu momento presente pois ele é único e importante. É a partir dele que cria sua vida futura.

7) DEIXE O DESEJO DE LADO

A maioria das pessoas vive a vida guiadas pelos desejos. Isso é extremamente perigoso, um desejo não satisfeito transforma-se em uma grande frustração. Frustação desencadeia uma energia negativa muito forte e retrai seu crescimento. Procure entender que tudo o que precisa vai chegar até você se cultivar sua felicidade incondicional. Pratique uma mente isolada, só assim suas emoções permanecerão felizes ou neutras.

8) COMPREENDA SEUS MEDOS E SEJA GRATO POR ELES

O medo é o contrário do amor, é quem mais atrapalha sua evolução caso não saiba entendê-lo. No entanto ele é importante na medida em que fornece uma grande oportunidade de aprendizado. Quando enfrenta e vence o medo, se torna mais forte e confiante. Superar seus medos requer prática, o medo é apenas uma ilusão e, acima de tudo, é opcional.

9) EXPERIMENTE ALEGRIA

Existem pessoas que se divertem com tudo o que lhes acontece. Mesmo na pior situação, riem de si mesmas. São pessoas felizes que enxergam crescimento em tudo. Essas pessoas aprenderam que é importante focar na alegria e não nas dificuldades. O resultado é que atraem muito mais situações felizes do que tristes.

10) NUNCA SE COMPAREM COM OS OUTROS

Você é único, veio aqui com uma missão só sua. E ela é tão importante quanto a de qualquer outra pessoa. Mesmo assim se não conseguir evitar comparações, compare com quem tem menos que você. Isso é uma ótima estratégia para perceber que tem sempre muito mais do que precisa para ser feliz.

11) VOCÊ NÃO É UMA VÍTIMA

Você é sempre o criador de suas experiências! Tudo o que lhe acontece foi atraído por você mesmo e extremamente necessário pra seu aprendizado. Quando algo que considera desagradável acontecer com você, agradeça e pergunte: “Por que será que atraí isso para minha vida?”, “O que preciso aprender com essa experiência?”.

12) TUDO MUDA

Isso também vai passar…palavras de Chico Xavier. Tudo nessa vida é dinâmico, tudo muda em um segundo. Portanto, não fique se lamentando. Caso não saiba o que fazer, não faça nada. O universo não para de mudar, crescer e se expandir, sendo assim espere, por que tudo vai passar.

13) TUDO É POSSÍVEL

Milagres acontecem todos os dia, e nós mesmos é que somos responsáveis por eles. Confie e acredite nisso. Na medida em que conseguir sua mudança de consciência, encontrará em você o poder de realizar milagres. É tempo de mudar e entender sua importância, a possibilidade que você tem de mudar o mundo. Acredite!!!!

Esse texto foi baseado na obra “13 things to remember when life gets rough“ “13 coisas para lembrar quando a vida fica difícil”.

Roberto Legey

Roberto_LegeyRoberto Legey
Empresário, consultor, estudioso da epiritualidade, do processo de mudança de consciência planetária e colaborador do Movimento PENSO POSITIVO.

 

 

Este post foi lido 782429 vezes!

27 respostas
  1. Pricila Pereira
    Pricila Pereira says:

    E o que pretendo fazer, aguardar, estou fazendo tudo que posso, não cruzarei os braços mas não ficarei desesperada, vou confiar em um milagre.

    Responder
  2. Luiz Antonio Rangel
    Luiz Antonio Rangel says:

    Nossa, gostei muito desse ensino; foi maravilhoso ler essa matéria. Vou colocar em prática a partir de agora porque, de fato quanto mais reclamamos do que de errado nos acontece, parece que a coisa piora. Muito obrigado aí ao movimento Pensar positivo.

    Responder
  3. Kamilla Mesquita
    Kamilla Mesquita says:

    muito verdade esses tópicos, me identifiquei muito , com certeza independente do que acontece tudo tem um propósito, e levamos como experiências . Não podemos deixar nos abater , ou deixar que alguém nos coloque para baixo. Pensar positivo mesmo quando ficamos triste , e tentar ver o lado positivo da coisa.

    Responder
  4. Márcia
    Márcia says:

    A mudança realmente precisa começar em nós, perdi muito tempo me incomodando com o jeito das pessoas …Estou tentando colocar isso em prática. E também estou buscando, me esforçando para conseguir as coisas, mas hoje aceito melhor que as coisas não acontecem no meu tempo e sim quando precisam acontecer. Gratidão pela partilha.

    Responder
  5. Pedro de Pacas
    Pedro de Pacas says:

    O medo é o contrario de amor?
    Pelo jeito essa reforma ortográfica foi um dos maiores erros para a sociedade brasileira, já não sei mais nada!

    Responder
  6. Nilmar
    Nilmar says:

    Sou Budista há 12 anos. Sigo a linha budista de Nitiren Dashonin nascido em 1220 no Japão e que deu continuidade nos ensinamentos do Buda Sidarta Gautama ou Sakyamuni. Nos dias atuais a SGI (Soka Gakai Internacional) tendo com Presidente Daisaku Ikeda é quem dá continuidade aos ensinos do Budismo. A SGI está em 192 países com mais de 12 milhões de membros e no Brasil quem representa a SGI é a BSGI (Brasil Soka Gakai Internacional).
    Quer conhecer mais? Acesse o link http://www.bsgi.org.br/. Quer aprender mais sobre essa Fantástica filosofia de vida e se tornar um membro da BSGI e ou SGI? Envie seu e-mail e eu colocarei você em contato com uma sede ou bloco mais próximo de sua cidade ou bairro. (nilmarcampos@ymail.com). Aprenda a viver com mais equilíbrio e seja mais feliz.

    Responder
  7. angela guimaraes marques
    angela guimaraes marques says:

    Texto maravilhoso, ensinamentos que devemos seguir para nosso próprio benefício, que refletirá em quem convive contigo.
    Excelente! Parabéns!
    Angela

    Responder
  8. Denis Croda
    Denis Croda says:

    Realmente são 13 conselhos para quem está deprimido, me identifiquei apenas com os lados positivos citados, devo estar de bem com minha alma…

    Responder
  9. Aline
    Aline says:

    Nossa ! “Me vi” e me enquadro em todos os tópicos. Estou aqui, a essa hora, simplesmente porque dormi o dia todo, tenho dois filhos que não podem contar comigo pra nada no fds porque não consigo “me levantar”. Acrescentarei ao meu tratamento esse texto. Muito, muuuuuuito obrigada.

    Responder
  10. Valéria
    Valéria says:

    Existem pessoas que se divertem com tudo o que lhes acontece. Mesmo na pior situação, riem de si mesmas. São pessoas felizes que enxergam crescimento em tudo. Essas pessoas aprenderam que é importante focar na alegria e não nas dificuldades. O resultado é que atraem muito mais situações felizes do que tristes.
    Assim eu sou!!! Encaro o problema como se fosse uma nova brincadeira que não conheço ainda como resolver!!!!
    Assim eu sou feliz!!!
    Gratidão!!!!

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Texto de Roberto Legey Fonte: Pense Positivo […]

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>