blog-1

Gratidão – Porque pessoas gratas são mais felizes e saudáveis

Desenvolver uma “atitude de gratidão” pode parecer apenas mais um clichê da vida, mas há indícios científicos provando que agir de maneira positiva no dia a dia pode ser realmente bom para nós. Um estudo de 2011 publicado na revista Heart International descobriu que os pacientes cardíacos agudos que passaram por intervenções psicológicas positivas tiveram melhores resultados do que aqueles que não se submeterem às intervenções. Os pesquisadores descobriram que a gratidão pode melhorar o bem-estar e os relacionamentos das pessoas, entre outros benefícios.

O psicólogo e autor do estudo, Erin Olivo, da Columbia University, explica que as pessoas que vêem a gratidão como um traço de personalidade mais do que como um estado tendem a ser mais saudáveis e felizes. “Elas têm fortes conexões sociais e sólidos relacionamentos. Há algumas evidências que as pessoas que são mais otimistas ou têm uma atitude de gratidão têm uma imunidade mais alta”, completa.
Especialistas têm dito, entretanto, que é possível treinar a si mesmo para tornar a gratidão um hábito regular e não apenas algo passageiro. Confira as dicas listadas pela Fast Company:

1. Procure por isso

Pode parecer óbvio, mas a psicóloga Cherie Dortch diz que muitas vezes as pessoas estão focadas no que elas não têm e esquecem as milhares de razões que existem para serem gratas. “Sempre há algo para agradecer, mesmo durante os períodos mais difíceis”, ela completa.

2. Procure por um significado

Quando você aprecia as coisas pelas quais você é grato, pode compreendê-las melhor e usá-las como ponto de conexão, tornando o ato de dar graças mais poderoso, diz ela.
Pense sobre o ato ou a situação, o esforço que demandou para tornar isso uma realidade, o que desempenhou um papel nesta realização e como ele beneficia você. Use esse entendimento aprofundando para adicionar mais significado à sua gratidão.

3. Escreva sobre

Todos os especialistas recomendam manter um diário de gratidão. Escrever as coisas pelas quais você é grato diariamente ajuda que você mantenha o foco nelas.

4. Escolha ser grato

Mesmo quando os tempos são difíceis, nós podemos tentar ser mais positivos e gratos ao ativamente procurar e focar em coisas pelas quais podemos ser gratos.

5. Entenda as limitações

A gratidão pode ser uma força poderosa em nossas vidas, mas também é importante não pensar nisso como uma cura para tudo ou uma desculpa para a negação. Não é útil ser grato por um cônjuge abusivo porque ele ou ela é agradável algumas vezes ou para ser grato por circunstâncias nocivas.

Fonte: Mercado Ético

Este post foi lido 4181 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>