meditation

Meditação – Libertando a sua Mente

Meditação - Quando as pessoas começam a praticar a meditação, elas, muitas vezes, encontram-se distraídas por outros pensamentos.

Após um minuto ou dois de meditação, suas mentes mudam para um rumo que parece muito mais interessante. Então, elas se lembram por que elas estão aí e, de repente, concentram-se novamente na meditação. A questão é: Como você pode alcançar um foco e atenção dedicados para se aprofundar na meditação?

Como diz uma velha piada, um jovem músico viajou uma vez para Nova York, especialmente para ver uma apresentação de um famoso violinista, no lendário Carnegie Hall. Perdido nas ruas de Nova York e já atrasado, ele fez uma pausa, sem fôlego e perguntou a um senhor na rua: ”O senhor poderia, por favor, dizer-me como eu chego ao Carnegie Hall?” O homem sábio o encarou, pensou por um momento, respirou profundamente e respondeu: ”Pratique,pratique, pratique!”
E assim é com a meditação… prática, prática,prática, exceto que é muito mais fácil!

Enquanto você pratica, continue a reorientar a sua mente sempre que ela vaguear, e seja sempre paciente com você quando fizer isto. É da natureza da mente vaguear, assim não há problema algum em se sentir mal com isto. Seja sempre gentil com você e volte a sua atenção para o propósito, sempre que necessário. Seja um observador imparcial e deixe os seus pensamentos passarem, assim como as nuvens passam.

A outra questão que as pessoas mencionam diz respeito aos sentimentos de auto-estima. A frase usada na Meditação do Ser Infinito: “Eu sou um Ser Infinito”, é uma afirmação de sua unidade com a consciência da qual toda a vida surgiu.

Se você perceber questões surgindo disto, tais como uma sensação de não ser digno de estar alinhado com Tudo O Que É, então, permita que estes pensamentos sigam e traga o seu foco novamente para a frase. Você não tem que justificar as palavras ou resolver qualquer argumento interno sobre elas, apenas por causa de algum condicionamento prévio sobre a forma como alguém lhe disse que você “deveria” pensar nesta vida.

Mantenha a disciplina interior de ficar com a afirmação e deixe que os problemas desapareçam, sem contestação. Seu eu interior conhece o significado das palavras e ressoa com alegria, com a sua verdade exata e literal. A cada vez que você repetir esta afirmação, você irá se tornar mais ligado ao Ser Infinito. Quaisquer pensamentos menos elevados, então, tornam-se curados à luz da verdade maior.

A Paz pode algumas vezes estar tão distante, e a felicidade interior… mais distante ainda.

Reserve alguns momentos agora para passar algum tempo de verdadeira qualidade, interiorizando-se. Encontre aquela sensação de paz que se encontra em seu interior. Visite o espaço onde vive a felicidade interior e que espera pacientemente pelo seu retorno.

Permita-se relaxar e se tranquilizar por alguns preciosos momentos de paz. Lembre-se de que a sua mente é muito mais abrangente do que o seu cérebro físico. Sua mente, como a consciência, é não física, enquanto o seu cérebro é apenas o tradutor físico de sua consciência.

Sua mente, portanto, tem sempre a habilidade de dizer ao seu cérebro:
“Psiu! É o momento da meditação!”
Afaste a sua mente da confusão da vida do dia a dia e introverta a sua atenção para a essência pacífica do seu ser interior. Então pense no estado mais profundo possível da consciência.
E o que poderia ser este estado?

É o estado da consciência conhecido como Ser Infinito. A palavra “Infinito” reflete a ideia de ilimitado, enquanto a palavra Ser se refere a um estado de consciência, ao invés de uma atividade feita. Ser Infinito é a consciência infinita sem um foco em qualquer atividade específica.

O Ser Infinito não tem que fazer nada, ele já é tudo.
É importante apreciar que o estado do Ser Infinito não está “lá fora”, em algum lugar exterior a nós. O Ser Infinito abrange toda a consciência, incluindo toda a manifestação. Nós somos esta consciência, como é tudo na existência.

A AFIRMAÇÃO MAIS PODEROSA

Nas práticas de meditação, as afirmações são frequentemente usadas para focar a mente. Ao repetirem simplesmente as palavras “EU SOU”, vocês afirmam a sua verdadeira natureza como consciência. No caso da meditação do Ser Infinito, nós afirmamos a nossa identidade mais profunda como a consciência infinita, ilimitada.

A afirmação “EU SOU UM SER INFINITO” é a afirmação mais poderosa possível no idioma Inglês.

A frase “EU SOU UM SER INFINITO” é a afirmação de sua unidade com o potencial ilimitado, a fonte de toda a vida, da qual surgiu toda a vida. Vocês são unos com esta consciência universal. Agora é o momento de afirmar conscientemente o seu potencial ilimitado. Pode ser necessário coragem para começar, mas os resultados valem o esforço.

Se perceber que estão surgindo problemas, tais como um sentimento de desmerecimento em seu alinhamento com o “Tudo O Que É”, com o Ser Infinito, deixe ir estes pensamentos e então suavemente traga novamente a sua mente ao foco na afirmação. Você não tem que justificar as palavras, ou resolver qualquer argumento interno sobre elas, apenas por causa de algum condicionamento prévio sobre a forma como alguém disse que você “deveria” pensar nesta vida. Pense independentemente, pense infinitamente, e você se conectará com a consciência de seu potencial ilimitado.

Tenha a disciplina interna de permanecer com a afirmação e deixe que quaisquer problemas desapareçam sem contestação. Seu eu interior conhece o significado das palavras e ressoa com alegria, com a sua verdade exata e literal. A cada vez que você faz esta afirmação, torna-se mais conectado com o Ser Infinito. Todos os pensamentos menos elevados são então curados na luz da verdade maior.

Encontre um espaço tranqüilo para se sentar por alguns minutos, feche os seus olhos e comece a procurar o espaço interior silencioso. Para manter o seu cérebro ocupado com a tarefa, concentre a sua atenção no fluxo lento e uniforme de sua respiração, enquanto ela entra e sai de suas narinas.
A cada inspiração repita mentalmente a afirmação: “Eu sou um Ser Infinito.”

Na expiração, simplesmente permita que a sua atenção siga o fluxo do ar de suas narinas. Para induzir um efeito calmante imediato, permita que cada expiração demore mais do que cada inspiração.
A energia vital, também conhecida como energia etérica, está condicionada principalmente na coluna vertebral humana. A partir daí, ela é distribuída ao resto do corpo, através do sistema nervoso sutil. A maioria das funções essenciais no corpo humano deve a sua operação principalmente ao suprimento da energia vital etérica, em vez do que ao suprimento de energia elétrica. A energia etérica, como a consciência, é não física e ainda está por trás de toda a vida.

Para ajudar a intensificar o fluxo natural da energia vital em sua coluna, durante a realização desta meditação é preferível se sentar ereto, em uma cadeira reta. À medida que avançam com esta meditação, o fluxo natural da energia vital em sua coluna se intensificará, trazendo uma percepção viva a sua consciência.
Quando surgirem os pensamentos perturbadores – o que ocorrerão – trate-os com paciência e compreensão. Coloque de lado cada pensamento perturbador, de modo que possa continuar com a meditação do Ser Infinito. Se um pensamento parecer importante ou urgente, então com certeza ele retornará mais tarde, depois que a sua sessão de meditação tiver sido concluída.

Há inúmeras maneiras de intensificar a sua experiência de meditação. Uma é reservar um pequeno espaço, tal como um canto de uma sala silenciosa, onde somente a meditação seja conduzida. Este espaço então se torna mais propício a um ambiente de meditação. Uma pequena mesa ou superfície pode ser coberta com itens que os conectam à prática espiritual. Velas e incenso são especialmente úteis, pois eles proporcionam algum foco inicial para os sentidos.

Também ajuda utilizar sempre a mesma cadeira, uma que seja construída essencialmente de um material não metálico. Cadeiras de metal afastam a energia vital etérica de você, o que é ótimo para a cadeira, mas não tão bom para a sessão de meditação.

Um pequeno relógio completa a sua configuração, e roupas leves e limpas, reservadas especialmente para a meditação, melhora ainda mais a atmosfera. Um banho antes da meditação é muito valioso, pois a água é um poderoso purificador. Se, por exemplo, você chegou em casa depois de um dia agitado no trabalho, então o seu corpo energético estará cheio de distrações do dia, armazenadas na forma de energia etérica.

A água que o limpa em um banho, não somente o limpa das impurezas físicas, mas, o mais importante, limpa também as impurezas da energia etérica que não pertencem ao seu corpo energético.

A razão pela qual a água é um purificador de energias tão eficaz reside em sua composição química. A água consiste de H2O – hidrogênio e oxigênio. O oxigênio não é apenas um produto químico que o corpo precisa. Seu papel mais importante é levar a energia etérica vivificante.

FAÇA DA ESPIRITUALIDADE A SUA PRIORIDADE NÚMERO UM

O melhor investimento do seu tempo a cada dia é gastar 20 minutos em meditação. Crie o tempo para que isto aconteça. Faça da meditação a primeira prioridade do dia. O hábito mais fácil de adotar é aquele que compõe a primeira atividade do dia. Fazer dela uma rotina reforçará também os efeitos da meditação.

Se estiver com fome ao ponto de uma distração antes de uma sessão de meditação, então faça um lanche leve, tal como uma fruta ou um suco. Por outro lado, um estômago cheio, após uma refeição pesada, terá um efeito enfraquecedor sobre as possibilidades mais elevadas de sua sessão de meditação, assim planeje fazer qualquer refeição grande pelo menos, duas horas antes.

OS OBJETIVOS DA MEDITAÇÃO DO SER INFINITO

Acalmar a sua atividade cerebral diária, concentrando-se em atividades rítmicas que induzem um foco espiritual.
Afirmar a sua conexão com o estado mais elevado possível de consciência.

Carregar o seu sistema com energia vital adicional através da respiração controlada.

Criar um Espaço do Ser, onde a sua consciência possa se mover facilmente na experiência do estado interior do seu ser.

A TÉCNICA COMPLETA DA MEDITAÇÃO DO SER INFINITO

Reserve alguns momentos para relaxar completamente o seu corpo físico. Sente-se em uma cadeira reta com os seus olhos fechados e então se concentre nos seus pés, dedos dos pés e músculos das pernas, tensionando-os. Libere a tensão e permita que os seus pés e pernas relaxem completamente. Faça a mesma concentração e tensão, e o processo de liberação para o seu estômago, peito e costas. Em seguida para os seus braços e mãos e então, o pescoço e face.

Em preparação, tome três respirações profundas e exale cada uma completamente.
Agora foque a sua atenção no fluxo lento e uniforme da respiração enquanto ela entra e sai de suas narinas.
A cada inspiração, repita mentalmente a afirmação: “EU SOU O SER INFINITO”
Na expiração, permita que a sua atenção siga o fluxo do ar das suas narinas. Para induzir um efeito calmante imediato, torne mais lenta cada expiração e aumente o dobro do tempo para cada inspiração.

Para criar um espaço para a sua consciência mergulhar na experiência do ser, faça uma pausa no final da expiração. Mantenha a respiração fora do seu corpo, até que sinta a necessidade de inalar novamente. Isto será tipicamente por cerca de três segundos, às vezes menos. Quando estiver neste espaço imóvel e tranqüilo, não pense, apenas seja. Impressões sutis podem surgir do seu eu interior neste Espaço do Ser. O final de cada ciclo da respiração é o seu espaço de comunhão pessoal com o seu ser interior. Ignore o ruído mental – palavras e sentimentos que buscam a sua atenção – e mantenha o seu foco no espaço interior tranqüilo e nas impressões sutis da consciência superior. Nada berrante vem do seu ser interior. Concentre a sua consciência em seu silêncio interior. Com a prática, este é um momento quando grandes insights e inspiração surgem silenciosamente em sua consciência.

Repita este ciclo de respiração e de ser por 20 minutos.

LEMBRE-SE DE QUE:

A afirmação: “EU SOU O SER INFINITO” é uma afirmação muito poderosa.

Uma técnica eficaz de meditação abre a porta para mais inspiração, amor e criatividade em sua vida!

Mensagem de Owen Waters
15.02.2015

Fonte: http://www.infinitebeing.com/0405/ibmeditation.htm
Tradução: Regina Drumond Chichorro – reginamadrumond@yahoo.com.br

Este post foi lido 1140 vezes!

1 responder

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>