formacao_1o-de-abril-um-dia-para-falar-a-verdade

O início da era da verdade

O que está acontecendo no mundo? Por que é que tem tanta coisa esquisita acontecendo? E por que é que tem tanta coisa acontecendo dentro de mim? Por que é que sofro e não me reconheço mais?
 
Esse texto é uma tentativa de organizar alguns pensamentos e sentimentos que tive recentemente.
 
Estamos entrando na Era da Verdade. O que isso significa?
 
Significa que estamos sendo forçados a aprender a sermos verdadeiros. Toda a verdade está sendo revelada.
 
Imagine que você está num quarto iluminado por uma luz bem fraca. Quando a luz começa a ficar mais forte, você vai ver tudo que não conseguia ver antes.
 
Isso é legal porque você vai encontrar coisas que nem sabia que estavam nesse quarto. Talvez objetos que você achou que tivesse perdido ou coisas que você nem lembrava que existiam.
 
Mas também é duro porque vai fazer você ver como esse quarto está sujo. Você vai ver um monte de lixo que ficou guardado e acumulado. E uma vez que você se dá conta e toma consciência de que está tão sujo, você fica incomodado e precisa fazer alguma coisa. Você até tenta sair dali, fechar a porta do quarto e fingir que não viu nada. Mas o fato de já ter visto aquela sujeira faz ela te acompanhar em pensamento todos os dias até que você não aguente mais e faça alguma coisa.
 
Quando o quarto se acendeu, você viu a verdade.
 
E eu acho que é isso que está acontecendo no mundo hoje. A vida está nos mostrando a verdade do mundo, das pessoas, e a nossa verdade.
 
E é por isso que toda sujeira, todos escândalos, todas as sombras da nossa civilização estão sendo reveladas. Racismo, machismo, homofobia, nazismo, violência, corrupção, desmatamento, tudo está vindo à tona.
 
E aí precisamos lidar com essa informação. Falam que é a Era da Informação. Quanto mais informação tem no mundo, mais consciência tomamos e mais verdade existe.
 
Temos mais informação sobre o mundo e sobre nós mesmos também.
 
Então estamos sendo estimulados a viver a nossa própria verdade.
 
E é por isso que aquele trabalho que você antes conseguia até gostar um pouco te faz tão mal hoje. Por isso que aquele relacionamento que estava ok te causa tanto sofrimento. Por isso que aquelas máscaras que você usava e serviam pra você ficar bem com os outros te incomodam tanto.
 
Porque a vida está te empurrando para a verdade.
 
Não dá mais pra mentir. Não dá mais pra enganar os outros e não dá mais pra você enganar a si mesmo.
 
Pode parecer um pouco assustador. Quer dizer então que eu vou precisar pedir demissão, divórcio e me afastar dos meus amigos?
 
A resposta também é não. Você não precisa fazer nada disso, só precisa ser verdadeiro com o que está sentindo. Quando você para de ignorar e fingir que está tudo bem, você começa a se movimentar para fazer algo para ser mais verdadeiro. É como aquela sensação de já saber que o quarto está cheio de lixo e você vai precisar limpar.
 
Quando você começa a ser verdadeiro e aceitar que o trabalho não está legal, você para de fingir que está feliz fazendo o que não gosta e vai conversar. Conversa com seus chefes para dizer que está triste, que gostaria de trabalhar em algo diferente. Ou começa a se mexer para buscar um novo trabalho ou se envolver num novo negócio.
 
Quando você começar a ser verdadeiro e aceitar que o relacionamento não está bom, você para de fingir que tá tudo bem e vai conversar com seu companheiro ou companheira. Você vai dizer que sente que precisam mudar algumas coisas, que precisam mudar as rotinas ou a forma como vocês se relacionam. E nessas conversas vocês desenvolvem mais intimidade e o relacionamento pode dar um salto para algo muito mais especial.
 
Quando você começa a ser verdadeiro e para de tentar agradar seus amigos e fazer o que os outros esperam de você, você para de fingir ser quem não é. E quando passa a ser mais verdadeiro, você vai fazer o que tem vontade e vai se sentir muito melhor e mais energizado por isso. Você se empodera de você mesmo.
 
Há um tempo atrás, a informação estava escondida. A verdade estava velada e quem tinha mais informação tinha mais poder.
Hoje essa relação mudou.
 
Tem mais poder quem compartilha mais informação.
 
E quem consegue compartilhar mais informação? Quem é mais verdadeiro.
 
Veja essas blogueiras, os youtubers e esses digital influencers. Por que é que eles tem tantos seguidores?
 
Porque estão mais perto da sua verdade. Eles são tão verdadeiros que compartilham absolutamente tudo nas redes sociais. Não existe nada escondido. Você sabe o que eles comem, onde eles moram, para onde viajam, sabe onde estão nesse exato momento.
 
Eles estão mais próximos da verdade que eu e você. E por isso tem mais influência.
 
A vida está nos empurrando para a verdade. Quanto mais próximo da verdade você estiver, mais poder vai ter.
 
E quanto mais poder tiver, mais verdadeiro vai poder ser.
 
Quando você depende dos outros. Depende de um chefe, de um pai ou mãe, do marido ou da esposa, você não tem poder suficiente. E aí precisa se encaixar no que o outro espera de você.
 
Mas quando você se empodera de quem você é, você pode se vestir como quiser, falar o que quiser e revelar quem é de verdade cada vez mais.
 
Vivemos uma era onde existe mais luz. E luz é informação. Quanto mais informação você compartilha, mais luz recebe e mais informação você recebe. E quanto mais informação, mais poder.
 
Estamos no início da era da verdade.
 
Toda vez que você mentir para você mesmo, vai estar mais distante da verdade. Quando mente o peso, mente a idade ou a altura, você está indo contra o que a vida quer.
 
Toda vez que você não for sincero e honesto consigo mesmo, a vida vai te dar uma rasteira. É o que chamam de Era de Saturno.
 
É hora de aceitar as suas verdades.
 
A Era da Verdade já começou e temos que nos ajustar e mudar nossos comportamentos…
 
E essa é uma oportunidade incrível que estamos tendo. É a chance que esperávamos para poder sermos nós mesmos. Para podermos viver o que acreditamos. Para ocupar nosso lugar.
 
A vida está nos dando essa oportunidade. Agora você pode ser você.
 
Gustavo Tanaka

 

gustavo-tanakaGustavo Tanaka
Autor do livro 11 Dias de Despertar, empreende em startups que buscam criar uma nova economia e colaborador do Movimento PENSO POSITIVO.
Email: gutanaka@gmail.com

Este post foi lido 1975 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>