Heal Breast Cancer Foundation Awards & Gala - Inside

Equilibrando as emoções negativas

O que é uma emoção negativa? Uma emoção que é tóxica ao corpo e que interfere com o seu equilíbrio e o funcionamento harmonioso. Medo, ansiedade, raiva, rancor, tristeza, ódio ou intensa antipatia, ciúme, inveja – são emoções que interrompem o fluxo de energia através do corpo, afetam o coração, o sistema imunológico, a digestão, a produção dos hormônios e assim por diante.
 
Até mesmo a medicina tradicional, embora ela saiba ainda muito pouco sobre como o ego opera, está começando a reconhecer a ligação entre os estados emocionais negativos e a doença física.
 
Uma emoção que faz mal ao corpo também infecta as pessoas com quem você entra em contato e, indiretamente, através de um processo de reação em cadeia, inúmeros outros que você nunca encontra. Há um termo genérico para todas as emoções negativas: infelicidade.
 
Será que as emoções positivas têm, então, o efeito oposto no corpo físico? Será que elas fortalecem o sistema imunológico, revigoram e curam o corpo? Ela o fazem, na verdade, mas precisamos diferenciar entre as emoções positivas que são geradas pelo ego e as emoções mais profundas que emanam do seu estado natural de conexão com o Ser.
 
As emoções positivas geradas pelo ego já contêm em si mesmas o seu oposto em que elas podem rapidamente se transformar.
 
Aqui estão alguns exemplos: O que o ego chama de amor é a possessividade e o apego, que pode se transformar em ódio em questão de segundos.
 
A expectativa sobre um evento futuro, que é a supervalorização do ego sobre o futuro, transforma-se facilmente em seu oposto – decepção ou desânimo – quando o evento termina ou não preenche as expectativas do ego. Louvor e reconhecimento o fazem se sentir vivo e feliz um dia; ser criticado ou ignorado o tornam deprimido e infeliz no seguinte. O prazer de uma grande festa se transforma em frieza e ressaca na manhã seguinte.
 
Emoções geradas pelo ego são derivadas da identificação da mente com fatores externos que são, é claro, instáveis e sujeitos a alterações a qualquer momento. As emoções mais profundas não são realmente emoções, sob qualquer condição, mas estados do Ser. As Emoções existem no reino dos opostos. Os Estados do Ser podem ser obscurecidos, mas eles não têm oposto. Eles emanam de dentro de você como o amor, a alegria e a paz, que são aspectos de sua verdadeira natureza.
 
Eckhart Tolle
 
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br

Este post foi lido 3334 vezes!

2 respostas
  1. Celia Teixeira Andrade
    Celia Teixeira Andrade says:

    Na maioria das vezes os acontecimentos a nossa volta contribuem para os sentimentos se misturem.Difícil aceitar todas as palavras que li!!!

    Responder
  2. roseli
    roseli says:

    O que fazer para equilibrar essas energias! Sou instável. Me acho estranha por me sentir assim. Fico muito confusa por me sentir assim. Se sou desprezada ou ignorada fico deprimida e irritada. Não me aceito ficar assim. Não sou jovem e por esse motivo, acabo me sentindo infantil. Não me entendo. Não acho minha atitude normal. Então oro pedindo ajuda de Deus e procuro não deixar isso tomar conta de mim. Sinto isso desde de criança. Ao longo dos anos melhorei bastante. Quero melhorar e às vezes sinto sem forças para prosseguir. Me identifiquei com o texto.Gostaria de obter ajuda nesse sentido.Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>