paz

O caminho para a paz interior

Na terra física, rara é a pessoa que não se queixa de alguma coisa, que não esteja constantemente doente de um modo ou de outro. Um não faz bem a digestão, outro sofre de incessantes dores de cabeça, um terceiro padece de esgotamento nervoso, e assim por diante. No mundo da emoção, as coisas não se passam melhor, pois as pessoas com frequência se deixam abater e torturar por sentimentos violentos, melancolia, cólera, ciúme, inveja, e se tornam assim desnecessariamente infelizes. Nem ficam em paz mentalmente, porque estão sempre saltando de uma para outra linha de pensamento, confusos e cheios de preocupações, desejando sem cessar coisas novas antes de haverem compreendido ou utilizado as velhas.

São três as coisas dessa inquietação universal: a ignorância, o desejo e o egoísmo. O caminho para a paz interior consiste, portanto, em transpor tais obstáculos, substituindo-os pelos seus contrários; em adquirir conhecimentos, autodomínio e altruísmo. Pensam os homens muitas vezes que as causas de suas ansiedades são externas, que o sofrimento e os dissabores lhes fazem pressão de fora, sem refletirem que não há fator externo que os possa influenciar a não ser que o consintam. Ninguém, se não nós mesmos, pode fazer-nos mal ou embaraçar-nos, assim como pessoa alguma pode promover o nosso progresso, se não nós mesmos. Como já se disse muito bem no Oriente, o caminho está dentro de nós. Se nos dermos ao trabalho de prestar atenção, veremos que é assim.

Charles Webster Leadbeater

Este post foi lido 4177 vezes!

3 respostas
  1. Rosa Carneiro
    Rosa Carneiro says:

    “Que haja paz, saúde, harmonia, desapego, humildade, tolerância, generosidade, benevolência, cura e AMOR em mim e entre todas as nações e pessoa, e que tudo isto comece em minha consciência para que possa eu distribuir paz para todas as minhas vidas e para a humanidade.

    Responder

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>