Post 6-C

O problema é o fígado!

Costumo conversar com meus pacientes tentando prevenir sobre um ponto de acupuntura que pode ser dolorido ou diminuir a ansiedade gerada quando acendo a moxa no cabo da agulha e não raro comento : – O problema é o Fígado. Hoje vou falar um pouquinho sobre esse “sujeito” tão sensível e que mexe tanto com corpo e mente.
 
Para começar é importante lembrar que orgãos possuem correspondências. Entre elas, órgão dos sentidos, fluido corporal, tecido e emoção. Assim o fluido relacionado ao Fígado é a lágrima fisiológica (não a do choro, mas a que lubrifica os olhos), e o órgão dos sentidos relacionado é o olho , então se o Fígado está bem os olhos são brilhantes, se o Fígado está deficiente os olhos ficam secos, irritados e a visão pode ser turva. Se o indivíduo ingere muito álcool que aquece o Fígado, o branco dos olhos ficam vermelhos e na hepatite fica amarelo.
 
Quando falamos de tecidos, o Fígado nutre os tendões, ligamentos e cartilagens. Problemas ligados a esses tecidos mostram desequilíbrio do Fígado. Desta forma podemos dizer que as tendinites estão ligadas ao Fígado, aquele ligamento do joelho que está incomodando … Fígado! E até naquele dia que você dormiu bem e acordou travado pode ser Fígado. As unhas são vistas pela Medicina Chinesa como uma extensão dos tendões, então Fígado deficiente pode se mostrar em unhas desnutridas e quebradiças.
 
E a emoção … Sabe aquele seu antigo chefe que parecia de mau com o mundo e já chegava na segunda-feira gritando? Culpa do Fígado! A emoção relacionada ao Fígado é a raiva que, em um sentido amplo, inclui não só a fúria, mas a raiva reprimida, o ressentimento e as frustrações. Aquele sentimento que as vezes a gente tem de eu não queria estar aqui, eu não deveria ter que ouvir isso, eu tinha que tomar uma atitude … tudo isso afeta o Fígado e vai se exteriorizar em algum lugar influenciado por esse sujeito, em forma de dor de cabeça, tendinites, torcicolo ou irritabilidade.
 
A relação entre um órgão e a emoção é mutua, ou seja, a emoção atinge o órgão assim como o órgão atinge a emoção: O sentimento reprimido afeta o Fígado causando a estagnação do Qi do Fígado, já uma desarmonia do Fígado pode tornar uma pessoa irritável ou amargurada.
 
Lembra da TPM? O problema pode ser o Fígado!
 
Harmonize-se! A Acupuntura pode ajudar!
 
Margareth Bandeira

Margareth Bandeira
É Coach, Terapeuta especializada em Acupuntura, Eletroacupuntura, Terapia Floral, Reiki, e estudiosa de temas como Anjos, espiritualidade e a atração de Paz, Saúde e Prosperidade.
Facebook.com/terapiasnaturaismb
E-mail: terapiasnaturaismb@gmail.com

Este post foi lido 3326 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>