poder do coração

Onde está o reino de Deus?

O que é o Reino de Deus, tal como entendia Jesus?
 
Muitos consideram o Reino de Deus como se fosse um espaço físico, ou um local no céu onde vivem Jesus e os anjos, e onde cada pessoa que praticou o bem irá após a morte. Mas vamos lembrar das próprias palavras de Jesus quando disse que o reino de Deus está dentro de nós, dentro de cada pessoa. De acordo com o Evangelho de Lucas:
 
“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” (Lucas, 17-20,21)
 
Se o Reino de Deus não vem com aparência exterior e está dentro de cada pessoa, ela não pode jamais ser um local externo a nós mesmos… ele só pode ser aquilo que denominamos de “estado de consciência”. Considerando estas palavras de Jesus, O Reino de Deus só pode ser um estado de consciência suprema, uma consciência de que Deus habita dentro de nós e jamais uma aparência de reino onde existem anjos tocando trombetas e santos morando pacificamente em um santuário celestial. O Reino de Deus é algo interno, que diz respeito a uma consciência em paz profunda, uma consciência de inabalável amor e felicidade.
 
Jesus citou as escrituras, concordando com elas, quando elas diziam “Vós sois deuses”. Analisando essa frase podemos chegar a conclusão de que o Reino de Deus é algo íntimo, que habita no interior de cada pessoa… e se todos nós somos deuses, como disse Jesus, então chegamos a conclusão de que o Reino de Deus é um estado de consciência em que vivemos com Deus. Isso não significa, no entanto, que o ser humano é um Deus, mas que existe no âmago de cada um uma essência divina. Essa essência é semelhante a uma semente que espera o tempo de desabrochar… Para tanto, ela precisa ser regada, adubada, cuidada, exposta a luz solar (luz divina) para somente depois ir aos poucos florescendo.
 
Isso é o mesmo que dizer que podemos elevar nossa consciência a um estado em que é possível particular, se envolver e existir dentro da essência divina, dentro de uma consciência cósmica na qual Deus habita eternamente. Esse é o Reino de Deus.
 
Dessa forma, o Reino de Deus a que Jesus se referiu várias vezes é um estado semelhante ao Nirvana dos budistas, ao Samadhi dos Hindus, ao sétimo céu dos muçulmanos, dentre outros. Todos esses nada mais são do estados estados de consciência mais elevados em que temos contato direto com a essência da vida, a essência do divino que reside em nós desde o princípio dos tempos.
 
Hugo Lapa
 

Este post foi lido 2519 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>