post-1-c

Paciência

A paciência é uma virtude cada vez mais rara nos tempos de hoje. O mundo moderno gira acelerado e nós tendemos a seguir esse ritmo frenético. Muitas pessoas acreditam que os acontecimentos em suas vidas devam se suceder tão rápidos quanto à velocidade da luz, no mesmo ritmo que acontecem no mundo em que vivem.

Quase ninguém aguenta esperar para receber uma resposta, uma mensagem da pessoa de quem está afim ou até mesmo uma promoção no emprego. As pessoas querem respostas e soluções imediatas. Anseiam por um resultado no presente, no agora. Ou seja, desaprendemos a essência do valor da paciência.

Você deve estar se perguntado: Mas será que a paciência é algo que pode ser aprendido?

A resposta é: Sim!

Paciência é uma qualidade positiva que faz parte da natureza do ser humano. Todos nós temos a capacidade de esperar por algo ou alguém, assim como sabemos persistir nas tarefas que nos pareçam difíceis, e também conseguimos suportar infelicidades e adversidades.

O que tem nos faltado hoje é colocar toda essa positividade em prática. Afinal, muitas pessoas se acostumaram a pensar de forma negativa sobre elas mesmas. Tomaram por hábito dizer e pensar em coisas como: “Eu sou assim mesmo”, “Eu não vou mudar nunca”, “Eu não consigo mudar”.

Saiba que todo mundo está pronto para mudar, mas para isso é preciso olhar para dentro de si mesmo. Nada de dar ouvidos às cobranças externas ou agir conforme os outros esperam ou como todo mundo age. Busque sua paz interior.

Já parou para pensar em quanto tempo dedica só para você?

Pare e reflita: quanto tempo do seu dia você faz uma parada para praticar o silêncio? Quanto tempo você tira para si mesmo?

Você pode até duvidar, mas saiba que esse tempinho que talvez esteja deixando de lado é essencial para o seu bem-estar e para sua vida. Sabe por quê? Porque a impaciência é um reflexo de tudo que está dentro de você. Toda a ansiedade que guarda dentro de si, todas as cobranças que impõe a si mesmo. Tudo isso pode afetar a sua mente e sua saúde física. Todas as coisas negativas que você traz para sua vida acabam por minar a paciência e prejudicar o universo ao seu redor.

Por isso, procure olhar melhor para você mesmo. Dedique alguns minutos ou até mesmo horas do seu dia só para você. Quando tudo parecer acelerado demais, quando achar que não vai mais dar conta de segurar essa onda… Respire profundamente. Fique em silêncio e encontre o seu ser interior. Conecte-se com a sua natureza, com a sua essência. Quando se reencontrar com sua paciência, também encontrará uma sabedoria interior que só lhe fará bem.

O que você acha? Sinta-se à vontade para contar sobre como tem praticado a paciência e até mesmo sobre os momentos em que ela lhe faltou.

Ricardo Frota

 

Ricardo Frota

Médico, Psiquiatra, Coach com ênfase em Life Coaching e estudioso de neurociência, física quântica, epigenética e espiritualidade.

Site: http://www.ricardofrota.com/

facebook:  https://www.facebook.com/rf.ricardofrota 

 

Este post foi lido 1810 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>