287512_Papel-de-Parede-Loira-Olhando-a-Paisagem_1680x1050

Tudo tem um fim

Ninguém deve jamais perder de vista um princípio muito importante da vida: tudo aquilo que temos, um dia vamos necessariamente perder.
 
Sim, muitas pessoas acreditam, ou querem acreditar que tudo o que possuem é eterno, inclusive elas mesmas no sentido de sua personalidade terrena, mas obviamente essa é uma ideia falsa que nada mais é do que uma projeção de nosso desejo.
 
Sabemos inclusive que essa não é uma ideia popular e muito aceita, inclusive temos consciência que este post não será muito compartilhado justamente por isso. Mas não se pode negar que tudo o que existe na vida humana tem sempre um começo e um fim. Ganhamos algo e depois necessariamente vamos perder esse algo. Isso ocorre porque todas as coisas do universo são passageiras, e a única coisa imutável é a própria mudança.
 
E qual o sentido prático disso em nossas vidas? Devemos sempre ter consciência que tudo na vida tem um prazo de validade, nada é eterno, tudo começa e termina, tudo se manifesta e depois deixa de se manifestar, nascemos, vivemos e morremos, para depois renascer e continuar nossa caminhada rumo ao infinito. Portanto, você pode até imaginar e desejar uma casa, mas não se apegue a essa casa, pois um dia você vai perde-la; você pode desejar um carro, mas não se apegue ao carro, pois um dia você vai perde-lo; você pode desejar se casar, mas nunca esqueça que o casamento um dia vai acabar, e tudo isso pode acabar até mesmo antes do que você supõe. Tudo no mundo um dia vai ter um fim. Não devemos cultivar nenhum tipo de dependência de algo que o mundo nos oferece.
 
Mas então em que se apoiar? Apoie-se na única coisa real: no ser espiritual que você é desde o princípio dos tempos até a eternidade. Você nunca foi um ser humano, mas apenas um espírito que temporariamente precisa de experiências no mundo material para desenvolver e purificar seu espírito. O espírito eterno e imortal que você é nunca será perdido. Podem destruir todo o seu corpo, mas o espírito é perene… Podem te atacar, te caluniar, destruir toda a sua vida, tirar tudo o que você tem, mas o espírito que você é e a sua essência jamais serão sequer tocados por tudo isso… O espírito daquele que encontrou sua essência é totalmente inabalável… Ele não se deixa abater por coisa alguma. Então, ao invés de passar a vida tentando conquistar apenas bens terrenos, busque a sua essência, pois ela é a única coisa que você levará daqui para frente.
 
Hugo Lapa
 

Este post foi lido 2183 vezes!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer contribuir com seus comentários?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>